Como aumentar as Vendas Online

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4 ERROS QUE VOCÊ DEVE EVITAR

 

As suas vendas na Internet estão diminuindo? Está cada vez mais caro se manter na primeira página do Google? Ou você está buscando um meio para que seu negócio seja conhecido na internet sem ter que gastar uma pequena fortuna para isso?

 

Se você se identificou com uma destas situações leia este artigo até o final, pois quero te mostrar que existem algumas maneiras de fazer com que o seu negócio na internet seja encontrado pelas pessoas que te procuram sem ter que ficar gastando muito com isso.

 

Meu nome é Fernandes e, através de minha consultoria ajudo empresas, de vários segmentos, a vender mais através da internet.

 

Antes quero apresentar os 4 erros que você deve evitar:

 

O erro #1 – Trabalhar somente com links patrocinados (Adwords)

 

Muitas empresas com que tenho contato usam como única estratégia para atrair seu público os LINKS PATROCINADOS, ou seja, pagar publicidade para obter visibilidade na primeira página do Google. Não há nada de errado em pagar publicidade na internet para aumentar as vendas online, porém esta não deve ser a sua ÚNICA estratégia.

 

Estas publicidades devem complementar outras ações bem orquestradas para que se aproveite ao máximo o investimento. Por exemplo, digamos que você possui uma loja virtual que vende sapatos masculinos e o Google apresentou o seu anúncio para um possível cliente, que buscava por este produto.

 

Este possível cliente gostou e clicou no link do seu anúncio e o que você faz? Envia este potencial comprador para a página principal do seu site, onde ele terá que descobrir como chegar até o item específico que procura. Este é apenas um exemplo de um erro muito comum.

 

Talvez isso não aconteça com você, porém existem muitas empresas “queimando” o seu dinheiro em publicidade desta forma.

 

E o que acontece com aquele potencial cliente que estava a 1 clique de comprar do seu site? Provavelmente foi para o próximo anúncio.

 

Quando alguém busca informações no Google, está em busca de facilidades e se sentir que terá dificuldades de encontrar o que quer sairá de seu site com um simples clique.

 

O erro #2 Páginas que demoram a carregar

 

Este é um dos primeiros problemas a ser corrigido, por uma razão muito simples: qualquer estratégia que for criada para trazer o cliente até o seu site não terá sucesso se a página demorar mais do que 4 segundos para ser carregada pois o cliente potencial irá abandonar seu site, e irá procurar o produto ou serviço em outro local, afinal ele está a apenas 1 clique da sua concorrência. Esta é uma situação que ocorre com muita frequência, acredite.

 

O erro #3 Uso errôneo das Redes Sociais

 

As empresas correm para estar lá, porém só a usam para publicar propaganda gratuita de seu negócio. Li certa vez num material da Camila Porto, especialista em Facebook, que “As empresas estão nas mídias sociais, mas as mídias sociais não estão nas empresas”. Para que sua empresa possa tirar proveito deste canal há necessidade de traçar estratégias respondendo a perguntas simples:

 

Que imagem a empresa estará passando para o público?

 

Uma simples pergunta se bem definida tornará mais fácil a produção de conteúdo nas mídias sociais. Por exemplo, dependendo do seu nicho de negócio, você determinou que a imagem deveria ser “Bem-Humorada” ou “Mais Séria” ou ainda “Descolada”. Você conhece o seu público e após definir essa imagem o “tom” da conversa será definido com uma linha editorial mais adequada.

 

Como atrair pessoas interessadas naquilo que tenho a lhes oferecer?

 

É muito importante conhecer o perfil de seu público, ou “persona” ou “avatar” que são termos usados para definir quem é o seu público. Vale a pena você parar para pensar sobre isso e descrever o perfil, como faixa etária, gênero, estado civil, formação, hobby, hábitos...

 

Quando você ou alguém contratado por você for escrever alguma matéria fica mais fácil saber com quem a sua empresa está falando. E na hora de fazer algum anúncio fica mais fácil direcionar para um público bem segmentado que terá mais chances de se conectar com o conteúdo que está sendo entregue.

 

Como aumentar as vendas online de meus produtos / serviços através das mídias sociais?

 

Com a imagem da empresa definida, o público segmentado e o tom da conversa com este público bem sintonizado, pronto agora as vendas vão acontecer. Seria muito bom se fosse simplesmente isso, mas já é meio caminho andado, pelo menos você terá mais chances do que um concorrente que não planejou esta estratégia como você.

 

Os brasileiros estão cada vez mais conectados. Dados divulgados pelo Facebook no segundo trimestre de 2014 mostram que 59 milhões de brasileiros acessam o Facebook diariamente. Também vêm crescendo o acesso às redes sociais através de celulares com crescimento de 55% que representa 68 milhões de pessoas.

 

Os números impressionam, mensalmente 1,44 Bilhões de pessoas estão conectadas no Facebook, 800 milhões acessando o WhatsApp, 700 milhões acessando grupos, 600 milhões no Messenger, 300 milhões no Instagram e diariamente são enviados 45 bilhões de e-mails, são exibidos mais de 4 bilhões de vídeos. Quando iríamos imaginar que um negócio tradicional poderia ter tanta visibilidade e abrangência. As mídias sociais estão crescendo e estão mudando os comportamentos de consumo.

 

O erro #4 Não ter um blog em seu negócio

 

O Blog é um canal para interagir com o seu público, mas, por favor, não tenha um blog apenas por ter, mas sim para agregar valor ao seu negócio e estabelecer um canal de comunicação com o seu público. Em um blog você pode colocar conteúdo relevante que o seu público esteja comentando em suas redes sociais ou no balcão de sua loja ou naquela caixinha de “Críticas e Sugestões” de seu negócio.

 

Você pode relacionar os problemas que os seus produtos ou serviços podem resolver em determinadas situações. Através de um blog também é possível trabalhar palavras chaves relevantes para o seu negócio fazendo parte de um conteúdo que é disponibilizado para o seu cliente naturalmente.

 

O Google ama estes conteúdos que ajudam as pessoas a resolverem um problema.

 

Das 10 verdades que o Google acredita a número 1 é: “Concentre-se no usuário e o resto será consequência”.

 

Pois é, muitas empresas não se atentaram para isso e até conseguiram durante um curto período de tempo se beneficiar de algum desses atalhos, como “fazendas de links”, “conteúdo duplicado”, “uso abusivo de palavras-chaves”, porém quando o Google identifica uma prática abusiva ele penaliza o site.

 

E o que significa ser penalizado pelo Google?

 

É como um aluno que está indo muito bem em determinadas matérias, num trimestre na escola, tirando notas boas, daí no próximo trimestre as notas destas matérias despencam. A penalização do Google é parecida com a queda das notas em determinadas matérias.

 

Na média geral a avaliação de seu site cai e a consequência disso é que ele pode perder algumas posições na hora de ser exibido. A consequência mais grave disso é que possivelmente as suas vendas online possam cair drasticamente da noite para o dia.

 

Existem vários tipos de atalhos que muitos sites usaram no decorrer do tempo, principalmente no passado. Neste artigo quero enfatizar a importância do “Conteúdo Relevante”, pois é através dele que você pode ajudar um visitante de seu site a resolver um problema, ou fornecer uma dica que será extremamente útil, ou trabalhar alguma objeção que estava impedindo o lead de fechar uma venda em seu site.

 

Quanto melhor o conteúdo que você irá entregar para o seu público tanto melhor para ele como para você, pois o cliente tem mais chances de ficar impressionado com o seu site e poderá voltar mais vezes ou ainda consumir o seu produto ou serviço.

 

Se você não possui uma estratégia de marketing digital, pode ser que sua marca esteja invisível dentro da internet.

 

Os hábitos dos consumidores estão mudando numa velocidade incrível. Um consumidor em busca de um produto pode conhecer o produto, “escutar” o que outros consumidores estão falando a respeito, pode entrar no site do fabricante e comparar as informações com a do concorrente, isso tudo sem sair de casa e antes de tomar a decisão pela compra.

 

Com as facilidades dos smartphones e tablets conectados à internet o tempo todo este potencial cliente pode fazer tudo isso de qualquer lugar a qualquer horário.

 

Acredite você não está sozinho. São milhões de empresas no Brasil que se encontra em situação semelhante a esta. Muitos acabam desistindo de manter a presença online, outros permanecem pagando anúncios enquanto podem.

 

Conclusão:

 

  • Adwords é bom desde que integrado com outras estratégias.
  • Um site lento pode comprometer qualquer estratégia.
  • Determine o uso correto das redes sociais.
  • Ter um blog é estratégico para gerar conteúdo de qualidade para o seu público e ranquear palavras chaves.