Como aumentar suas Vendas através das Mídias Sociais

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Neste artigo quero compartilhar 4 dicas que podem te auxiliar na hora de usar as mídias sociais para vender seu produto ou serviço online.

 

Como você deve saber é muito grande o acesso à internet e redes sociais pelos brasileiros. Em 2014 70% dos brasileiros usaram a internet para efetuarem algum tipo de compra atraído pela facilidade e comodidade.

 

Você, provavelmente, já indicou algum conteúdo postado em rede social que considerou interessante para um determinado grupo de pessoas, comunidade, amigos, enfim, eram informações relevantes que você resolveu compartilhar com alguém.

 

Pense no seguinte: e se você tivesse o poder de conquistar fãs, compartilhar o seu conhecimento com as pessoas, que, por sua vez, compartilharão estas informações com seu grupo de amigos, comunidade e familiares. Bem, este é o primeiro passo a ser dado para iniciar um negócio de vendas online, seja de serviço ou produto.

 

Ser uma Autoridade em seu ramo de negócio

 

Ser conhecido como especialista em seu nicho de mercado têm suas vantagens, pois você poderá impactar a vida de muitas pessoas levando algum tipo de informação que elas gostarão de compartilhar com outros.

 

Da mesma maneira que se conquista certa credibilidade no mundo da informação ela deve estar bem alinhada e coerente com o conteúdo a ser divulgado para as pessoas.

 

Não subestime o seu conhecimento, achando que o mercado pode estar saturado de informações desse tipo. Talvez as pessoas estejam esperando que você ofereça o seu conhecimento a elas, pois elas confiam em VOCÊ.

 

Na era digital a informação e o conhecimento são cruciais para estabelecer um negócio de qualidade na internet. O público está se tornando mais exigente por qualidade de informação e produtos, portanto isso nos leva a nossa segunda dica para o sucesso em vendas na internet através das redes sociais.

 

Identificar o seu público-alvo

 

Toda caminhada, longa ou curta, se inicia com um primeiro passo. Se você não souber onde quer chegar não saberá quando chegou, pois qualquer lugar serve. O público com quem você quer se relacionar na internet é o seu alvo. É importante você conhecer a sua persona ou avatar como também é conhecido, pois todo artigo, conversa, promoções, ofertas serão direcionados para este perfil, o qual, você decidiu trabalhar.

 

E como identifico meu público-alvo?

 

Se você já tiver clientes, basta perguntar para eles. De alguma forma estes clientes chegaram até você, vindo atrás de uma solução ou uma resposta ou para eliminar uma dor que você resolveu.

 

Suponha que um cliente resolva te dar um feedback negativo. Sim, é importante escutar o lado ruim da conversa para que sejam tomadas ações corretivas e que este cliente se sinta mais valorizado, afinal você escutou o que ele tinha para te dizer e você ganhou uma chance de não cometer este erro no futuro, porém este assunto iremos tratar mais detalhadamente em outro artigo.

 

Por ora é importante coletar as informações e estabelecer o perfil da sua “persona” ou “personas”. Lembre-se você irá criar uma interação através de mídias sociais com estas pessoas. Ora você poderá conversar com um tipo de “persona”, ora com outro tipo, oferecendo o seu produto ou serviço que melhor se adeque aquele perfil. A próxima dica é:

 

Criar Conteúdo de Qualidade

 

“Conteúdo é Rei”. Talvez você já tenha ouvido esta frase no mundo digital e ela diz tudo. O conteúdo de qualidade na internet cresce em importância ao mesmo tempo em que o Google busca ranquear melhor estes conteúdos. Quanto mais relevante e que atenda as necessidades das pessoas, tire dúvidas, traga alguma interação tanto melhor.

 

Nas mídias sociais não é diferente a qualidade atrai e mantém a atenção do público, há um engajamento maior e as pessoas compartilham mais.

 

Para criar um conteúdo de qualidade descubra um problema que o seu público tenha. Uma maneira de fazer isso é perguntando para as pessoas que são seus clientes ou que futuramente poderão ser seus clientes.

 

O próximo passo é escrever a  solução para esta questão específica. Pode ser entretenimento, material didático, informação, não importa. O que importa é a qualidade do conteúdo que você irá entregar para sua audiência, que cumpra a missão e atraia a atenção deles. Com isso você pode gerar engajamento.

 

Mensurar os resultados

 

Agora é hora de medir os resultados destas informações levadas até o seu público. Se o seu objetivo é vender online, avalie a quantidade de pessoas que interagiram, como interagiram, dê atenção especial aos comentários, sendo eles positivos ou não, responda ao seu público.

 

As ferramentas disponíveis no Google, Facebook podem te dizer muito sobre o comportamento das pessoas que acessaram a sua informação, como gênero, idade, hábitos, formação… Ou informações de localização, tecnologia, horário em que suas informações foram mais acessadas.

 

Refine os resultados alcançados, avalie o que deu certo e o que não deu, faça testes com tudo que puder, modelo de linguagem, fotos, horários de postagens, tudo isso pode influenciar nos resultados, porém o mais importante é você sempre melhorar um pouco mais a cada matéria publicada em suas mídias sociais.

 

A produtora de chocolate Nestlé estabelecida no Brasil há mais de 90 anos voltou a comercializar o chocolate “Kit Kat” por conta dos pedidos de seus clientes. Este é só um exemplo da força da internet na tomada de decisão de uma grande indústria e lógico que foi um sucesso quando anunciaram a volta do produto.

 

Da mesma forma a repercussão negativa têm a mesma força.

 

Conclusão:

 

  1. Ser uma autoridade em um nicho de mercado te ajudará a ser respeitado e podendo virar uma referência na internet.
  2. Saber quem é seu público-alvo facilitará a sua “conversa” com as pessoas.
  3. Criar conteúdo relevante cativa as pessoas e gera engajamento.
  4. Mensurar os resultados te ajudará a redirecionar para o caminho correto e reiniciar o processo com mais experiência e sabedoria.