Como converter visitantes em clientes

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Primeiros Passos para converter visitantes em clientes usando a internet

 

Não tem segredo!!! Se a sua empresa usa a internet e têm sucesso em converter visitantes em clientes através de seu site é porque você já descobriu os 3 pilares da Internet: Tráfego, Engajamento e Conversão.

 

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Mas estes são, apenas, os primeiros passos para converter visitantes em clientes. Se você já está fazendo isso, Meus Parabéns!!! já está no caminho certo para seguir para o próximo nível.

 

Mas se você está com dificuldades de trazer visitantes para o seu site, já gastou “além da conta” em compra de tráfego ou ainda comprou vários cursos ensinando como aumentar suas vendas através da internet e não teve tempo de colocar em prática, não se preocupe você deve estar se sentindo como a maioria dos empresários: Frustrado, Desanimado e praticamente desistindo de usar a Internet.

 

Ocorre que até pouco tempo as empresas ficavam satisfeitas em ter um site bonitinho só para marcar sua presença na internet. E muitos desses sites não evoluíram com o tempo. Basta dizer que o Google altera o seu algoritmo de busca mais de 500 vezes por ano e se um site não acompanha esta evolução… bem, não preciso dizer muito, não?! Você não precisa adequar seu site diariamente a essas regras, é inviável, apenas deve prestar atenção para algumas regras que são amplamente divulgadas pelo Google e que te ajudarão. Citarei algumas mais abaixo quando falar sobre Tráfego.

 

 

Primeiro Pilar da Internet: TRÁFEGO

 

Imagine um negócio onde os clientes não entram na sua loja ou que você recebe poucos telefonemas solicitando orçamentos para vender um determinado serviço. Você diria que este negócio está com sérios problemas?

 

Na internet é a mesma coisa, como em seu negócio você precisa vender todos os dias. Os visitantes em seus canais da Internet são como o motor num carro, que fará o seu negócio na Internet prosperar. Sem tráfego, Sem dinheiro! Simples assim!

 

Quando o Google verifica o seu site, ele busca informações para entender o que ele faz. Primeiro ele vai nos pontos de maior relevância, por exemplo, Títulos, cabeçalhos, conteúdos de campos específicos, nome da página, repetição de palavras, isso só para citar 5 das mais de 250 variáveis que ele leva em consideração para classificar o site dentro de seu algoritmo de busca.

 

Se o Google não entender do que se trata ele não saberá para quem mostrar o seu site, que pode estar com boa aparência mas falha em comunicar o principal do negócio e esta é a realidade de muitos negócios digitais no Brasil. E o site é apenas um dos canais da Internet.

 

 

Beleza, não tenho problemas de tráfego e mesmo assim não estou vendendo mais. Este é o problema mais comum que encontramos nas empresas que assessoramos. Elas conseguem trazer tráfego para os seus canais de internet porém têm dificuldades de responder às seguintes questões:

 

  • Para onde devo direcionar este tráfego? Depende da estratégia de conversão que está se usando, porém falaremos sobre isso mais adiante.
  • Os visitantes são qualificados para comprar o meu produto ou serviço?  Depende do Posicionamento que você possui em seu mercado e que Autoridade você está gerando em seus canais na Internet. Quando falamos de Tráfego estes 2 fatores são o que você possui de mais precioso. Adianta você atrair uma quantidade imensa de visitantes para os seus canais de internet se eles não vão comprar nada de você?

 

É vital que você traga um público qualificado para o seu site, a sobrevivência de seu negócio digital depende disso. Ter uma Presença Online forte em seu nicho de mercado deixou de ser uma opção, agora é sobrevivência mesmo. Observe as questões abaixo e responda de instintivamente:

 

  • Quando o público procurar pelo seu negócio no Google vão te encontrar?
  • Quando o público digitar o seu nome vão te achar?
  • Você ajuda o seu público a resolver algum problema?
  • Você faz um pós venda digital com seu cliente?
  • Você consegue distinguir os curiosos dos interessados?

 

Se você respondeu NÃO 2 vezes ou mais às perguntas acima você pode estar precisando de ajuda.

 

 

Segundo Pilar da Internet: ENGAJAMENTO

 

Quando falamos em engajamento, para muitos, o primeiro pensamento que vêm a mente é FACEBOOK, onde este termo é amplamente difundido que significa número de seguidores da página ou likes numa postagem. O engajamento a que me refiro aqui é mais amplo. É uma conexão mais profunda do cliente com a marca, interagindo, se envolvendo, se relacionando com a marca. As mídias Sociais podem ser usadas como plataforma de comunicação, porém vale ressaltar que é muito importante ter um BLOG e um site bem estruturado para esta finalidade.

 

Mas o que é ENGAJAR e qual a importância do engajamento para um negócio na internet?

 

O engajamento é a forma de você entregar valor para o seu público, seja através de um artigo em blog, postagens em redes sociais ou uma página de site como esta que você está lendo agora. Se eu conseguir te passar valor através deste conteúdo, despertar o seu interesse, então consegui o seu engajamento. E se depois da leitura você der seu feedback positivo haverá construção de autoridade e pode ser que você venha me seguir nos conteúdos que publico ou pode ainda se transformar em cliente. Compreende?

 

Todo conteúdo deve ter um propósito, ensinando algo, resolvendo um problema, quebrando objeções e deve estar baseado numa linha editorial definida. E é aqui que muitas empresas falham por não saberem focar na linha editorial. Portanto se você consegue gerar confiança com seu público através do conteúdo definido pela linha editorial, o conteúdo gera oferta que gera CONVERSÃO DE VENDAS, simples assim!

 

Terceiro Pilar da Internet: CONVERSÃO

 

Neste ponto de seu negócio digital você irá transformar visitantes em clientes que chamamos de conversão. Se você construiu sua presença online corretamente, investiu em tráfego, atraiu os visitantes certos para o seu site então você pode esperar por uma boa conversão? Ainda não!

 

Como está a sua oferta? Sim, este é o principal indicador para conhecer se toda a sua estratégia de captação de Leads, tráfego, conteúdo funcionaram.

 

Muitas empresas ainda passam por esse processo frustrante investindo tempo e recursos financeiro na construção de um site “bonitinho” e que não entregam valor para os visitantes e os resultados não acontecem.

 

Muitas vezes o problema está na copy do site. Para quem não está familiarizado, copy é carta de vendas apresentada para os visitantes do site, é a sequência lógica para efetivar uma venda e é aqui que muitas empresas cometem o erro de deixar um site “bonitinho” e não entregar o que a pessoa veio buscar. E se ela perceber que não está aí o que ela veio buscar, você já sabe, ela está a um clique de abandonar e seguir para um concorrente.